Contato

Para contribuir com traduções, edições-correções e/ou materiais originais para publicação tais como atualizações a partir das ruas, reportagens de ações, comunicados de reivindicação, textos dxs companheirxs presxs ou perseguidxs, chamadas, brochuras, artigos de opinião, etc.: contrainfo(at)espiv.net

[Chile] Urgente: Sobre a situação de saúde do companheiro Juan Aliste Vega

SOBRE A SITUAÇÂO URGENTE EM RELAÇÃO À SAÚDE DO NOSSO KOMPANHEIRO, O PRESO SUBVERSIVO AUTÓNOMO JUAN ALISTE VEGA.

FAZENDO UM FERVENTE APELO À SOLIDARIEDADE.

Queremos compartilhar o relato a seguir, o qual contém, no essencial, os detalhes do seu atual estado de saúde:

“No dia 16 de dezembro de 2017, de forma fortuita tive uma convulsão, colapsando-me no chão com perda de consciência e como resultado fui encaminhado ao Hospital Penitenciário, onde exames de sangue, urina e coração foram realizados. Nesse mesmo dia, a ordem médica é dada para ser tratado por um neurologista especialista num hospital ou clínica externos.

Após quase 80 dias, fui atendido no Hospital San Borja Arriarán, a 6 de março 2018, por um neurologista o qual. em vez de ordenar os exames de electro-encéfalograma, electrocardiograma  e scanner cerebral, concluiu com o diagnóstico de Epilepsia Secundária, gerada por malformação artério venosa, produto de golpes recebidos, sin poder precisar a antiguidade destes. Indicou um tratamento primário de um anti-convulsivo chamado Levetirasetam e, em conjunto, a um neuroradiólogo e neurocirurgião definiram a forma de realizar uma intervenção intra-vascular como primeiro passo para evitar o crescimento desta malformação para a seguir intervir, com micro-neurocirurgia, na zona do lado direito do cérebro onde está localizada a malformação artériovenosa.

Os prazos para estas intervenções são estimados entre 1 e 2 meses, isto porque são indicados como urgentes pelo alto risco à minha vida e saúde, ainda mais nas condições de refém do estado em que estou há 8 anos.

No momento, tenho absoluta proibição de praticar desportos e qualquer movimento súbito que gere risco de bater na cabeça. Tenho que manter o descanso, embora seja evidente que, nas circunstâncias do confinamento, isso é impossível.

É uma luta contra o tempo”.

* * *

Hoje confrontamos-nos com um combate pela vida e saúde do  nosso compa. As sequelas de uma vida em guerra são evidentes.Os diversos períodos em que esteve na prisão – de 1991-2001, 2002-2003, 2010 – até ao presente, vão deixando marcas indeléveis no corpo  de Juan que hoje as tem num momento crucial para o qual, inevitavelmente, necessitamos da solidaridad concreta de todxs aquelxs que, de qualquer parte do mundo, podem contribuir nesta “URGENTE CAMPANHA PELA VIDA E SAÚDE DE JUAN ALISTE”.

São momentos que exigem a disposição e entrega sincera de todxs aquelxs que transitam pelo mesmo caminho de luta pela Libertação Total que o nosso irmão.

Fazemos um fervente apelo a fazer-se presente. Resolver os altíssimos custos das operações que se devem realizar é a nossa urgência imediata,  pois os prazos são apertados e não há tempo a perder. No mesmo sentido fazemos um apelo a se multiplicar as instâncias multiformes e nsurretas de apoio e solidariedade, de forma autónoma com o companheiro, a permanecer atentos à sua situação e aos possíveis obstáculos que se avizinhem. Cada um/a pode contribuir com o que seja necessário mas sem dúvida alguma de estar, sem desculpas nem ambiguidades: Pela vida do nosso irmão.

PELA VIDA E SAÚDE DE JUAN: FRATERNIDADE, CUMPLICIDADE, SOLIDARIEDADE!!!!

*Familares, amigxs e companheirxs de Freddy, Marcelo e Juan.

Deixamos aqui as indicações para fazer contribuições em dinheiro:
Depósito bancário em dólares:
Conta corrente 013-01-00747-3
Banco BICE, Marianela Leontina Salinas Aravena, RUT 8.719.216-4. Com o Código swift: BICE CL RM.
Código SBIF: 028
(Cada transferência tem uma cobrança de 30 U$, resguardar os baucher de envío e mandar imagem ao correio: c.verdugo.sa@gmail.com )
Para facer envio de dinheiro por Western Union escrever ao correio c.verdugo.sa@gmail.com, para receber os dados de ccmo e a quem transferir. Este tipo de transação tem um custo que é proporcional à quantia enviada.
Qualquer outra dúvida consultar o correio em questão.

em espanhol

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>