Rede tradutora de contrainformação

Grécia: Reivindicação de responsabilidade pela sabotagem de 66 multibancos em 21 zonas diferentes de Atenas

roll

Estamos a viver um período onde o Estado se está a tornar cada dia mais totalitário, autoritário e repressivo. Está a tirar a capa dο “Estado social” e fica à mostra o seu verdadeiro rosto: como instrumento de repressão e de dominação, como expoente institucional do Poder burguês, como garante da escravidão assalariada e da prevalência classista da patronal.

O Estado está a atacar qualquer setor da sociedade que esteja a resistir ou que considere marginal ou “corpo estranho”, por meio de perseguições, encarceramentos, torturas, execuções, conscrições civis de grevistas, proibição de manifestações e medo.

Uma parte deste ataque estatal é o recente projeto de lei pela reforma do código penitenciário. Um projeto de lei que procura piorar ainda mais as miseráveis condições de enclausuramento. Uma lei que está a criar uma prisão dentro de outra prisão, com restrições de saídas da prisão, com limitação das comunicações e visitas dos resistentes, promovendo e premiando xs chibxs, com mais e mais penas pesadas, com a imposição de torturas psicológicas e físicas.

Ao mesmo tempo, tanto dentro como fora das prisões estão a realizar-se lutas contra este novo regime de reclusão e as condições especiais de detenção. Trata-se de momentos de negação e de combate contra o monopólio do Poder por parte do Estado.

Pela nossa parte, procurando conetarmo-nos com estas lutas em solidariedade com xs prisioneirxs, contribuímos à nossa própria maneira na agudização da guerra social e de classe. No 1º de Maio, de madrugada, sabotámos os seguintes caixas automáticos de agências bancárias em vários bairros de Atenas:

Galatsi: 2 do Banco Nacional da Grécia (rua Papaflessa), 1 do Banco do Pireo (rua Tralleon), 1 do Alpha Bank (rua Tralleon)

Gyzi: 1 do Banco do Pireo (rua Valtinon), 1 do Alpha Bank (praça de Gyzi)

Aghia Paraskevi: 1 do Banco do Pireo (rua Ipirou)

Holargos: 1 do Banco Nacional da Grécia (avenida Mesogeion)

Ano Patissia: 1 do Banco do Pireo (rua Patission)

Polygono: 1 do Banco Nacional da Grécia (rua Mitropetrova)

Maroussi: 2 do Banco Nacional da Grécia

Kypseli: 1 do Eurobank (rua Evelpidon), 2 do Banco Nacional da Grécia (rua Kerkyras), 1 do Banco do Pireo (rua Kerkyras)

Pangrati: 1 do Banco Nacional da Grécia (praça Varnava), 1 do Banco do Pireo (rua Eratosthenous), 1 do Alpha Bank (rua Eftichidou), 1 do Banco do Pireo, 4 do Geniki Bank (avenida Ymittou)

Kaisariani: 1 do Alpha Bank (rua Ethnikis Antistaseos), 1 do Banco do Pireo (rua Ethnikis Antistaseos), 1 do Eurobank (rua Ethnikis Antistaseos), 1 do TT Hellenic Postbank (rua Ethnikis Antistaseos), 2 do Banco Nacional da Grécia (rua Ethnikis Antistaseos), 1 do Banco do Pireo (rua Nikiforidi)

Vyronas: 1 do Alpha Bank, 2 do Banco Nacional da Grécia, 1 do Banco do Pireo

Alimos: 3 do Alpha Bank, 2 do Banco do Pireo

Ymittos: 1 do Alpha Bank, 1 do TT Hellenic Postbank (ambos na praça Ymittou)

Petralona: 1 do Alpha Bank, 1 do Eurobank, 2 do Banco do Pireo (todos na rua Trion Ierarchon)

Nea Smyrni: 1 do Alpha Bank (praça de Nea Smyrni), 1 do TT Hellenic Postbank (praça de Nea Smyrni)

Elliniko: 1 do Alpha Bank, 1 do Eurobank, 1 do Banco do Pireo (todos na rua Iasonidou)

Glyfada: 1 do Eurobank (rua Gounari), 1 do Banco Nacional da Grécia (rua Gounari), 1 do TT Hellenic Postbank (rua Gounari)

Dafni: 1 do Eurobank (rua Ethnarchou Makariou), 1 do Alpha Bank (rua Aghiou Dimitriou), 1 do Alpha Bank (avenida Vouliagmenis), 1 do Eurobank (rua Eleftheriou Venizelou), 1 do Banco do Pireo e 1 do Banco Nacional da Grécia (estes dois na estação do metro de Aghios Ioannis)

Aghios Dimitrios: 1 do Geniki Bank, 1 do Alpha Bank, 1 do Banco Nacional da Grécia

Faliro: 1 do Alpha Bank (rua Aghias Varvaras)

Neos Kosmos: 2 do Banco Nacional da Grécia

fonte