Rede tradutora de contrainformação

Grécia: Comunicado de presos políticos pela abstenção de alimentos da prisão em solidariedade com Stella Antoniou

Nos dois últimos ano, o número de presos políticos nas prisões do Estado grego aumentou vertiginosamente assim como dezenas de lutadores de todas as tendências foram detidos e acusados seja por participação em organizações revolucionárias, activas anteriormente, seja pela sua ação anti-sistema em geral.

Uma dessas é Stella Antoniou, detida em 4 de Dezembro de 2010. A companheira anarquista já enfrentava sérios problemas de saúde os quais têm vindo a piorar perigosamente, no último ano, durante a sua reclusão. A 4 de Janeiro de 2012, a companheira apresentará um pedido de libertação para que possa receber a atenção médica necessária antes que o seu estado de saúde se torne irreversível.

Como acto mínimo de solidariedade, começámos, a partir de hoje, 30 de Dezembro de 2011, uma abstenção de alimentos da prisão, que durará até à apresentação da sua solicitação de libertação, a 4 de Janeiro de 2012.

Polykarpos Georgiadis
Giannis Dimitrakis
Giorgos Karagiannidis
Konstantina Karakatsani
Kostas Katsenos
Christos Kolentinis
Dimitris Koufontinas
Alexandros Mitrousias
Konstandinos Sakkas
Rami Syrianos
Dimitris Fessas

O compa Simos Seisidis devido a atrasos na comunicação não pode participar na abstenção, mas apoia o ato. Na abstenção de alimentos da prisão participa também Stella Antoniou.

fonte: athens.indymedia.org


Actualizaçao:

Outros presos da ala 2 das prisões de Corfu que se abstêm de alimentos da prisão pelos mesmos motivos são: Achtsalotidis Stamatis, Theofilos Lazarakis, Alexander Bani, Christos Loupa, Michalis Devenes (junto com Georgiadis Polykarpos que co-assina a declaração acima).

Hora a hora, há mais declarações de abstenção de alimentos da  prisão em solidariedade com Stella Antoniou. Em particular, os prisioneiros de guerra anarquistas Giannis Skouloudis, Tzifkas Sokratis, Dimtsiadis Dimitris e Tsilianidis Babis explicam no seu comunicado:

[…] Em 04 de janeiro uma audiência será realizada a respeito de uma nova decisão, respeitante ao pedido apresentado pelo camarada Stella Antoniou, que já está há um ano em prisão preventiva nas prisões de mulheres de  Koridallos. Queremos deixar claro que estamos do lado de Stella e reivindicamos a sua libertação imediata da prisão, portanto, vamos abster-nos de refeições na prisão de 30 de dezembro-4 janeiro. No mesmo dia (04/01) os membros da O R Conspiração de Células de Fogo, Damiano Bolano, Tsakalos Gerasimos, Tsakalos Christos, Michalis Nikolopoulos, Giorgos Nikolopoulos, Polidoros Giorgos, Ekonomidou Olga, Hadjimihelakis Haris, Argirou Panagiotis, bem como os anarquistas Giorgos Karagiannidis, Alexandros Mitroussias, Kostas Sakkas, Christos Politis e Dimitris Michail são chamados a comparecer perante os juízes de Apelação do Conselho [de Atenas], a fim de ser decidido quem e em que os custos serão levados a julgamento em relação à prisão de dezembro 4, de 2010, e das parcelas incendiárias enviado para organizações da União Europeia e embaixadas estrangeiras. […]

fontes: 1, 2