Rede tradutora de contrainformação

Grécia: O novo julgamento contra o preso anarquista revolucionário Christos Stratigopoulos está programado para amanhã

Faixa em Lisboa, Portugal, de 23 de março de 2010: “Contra o Estado grego e todas as prisões. Liberdade para Bonanno e Christos”

Na quinta-feira, 26 de Julho de 2012, terá lugar um novo julgamento na cidade de Patras (oeste da Grécia) contra o anarquista Christos Stratigopoulos, acusado de assaltar um banco na ilha de Cefalonia em Julho de 2009.

O compa foi condenado e encarcerado pelo assalto a um banco em Trikala, pelo qual também assumiu a responsabilidade. Todavia, neste caso, Christos foi acusado em função de provas falsas e não tem relação de nenhum tipo com o assalto em Cefalonia.

A Cruz Negra Anarquista de Berlim difundiu duas chamadas de solidariedade (aqui, em alemão), concretamente um texto antigo da Assembleia de solidariedade com os/as combatentes presos/as e perseguidos/as em Atenas, assim como uma atualização recente do Fundo de Solidariedade com os/as presos/as em luta na Grécia. Este último menciona, entre várias coisas, que a sentença da prisão  de Christos ficou reduzida a cinco anos após um julgamento de apelação que teve lugar em Fevereiro de 2012. Assim, o compa teria de ter saído em liberdade duas semanas depois do final da audiência; no entanto continua refém nas prisões de Larisa devido às novas ordens de detenção e acusação.

O processo judicial pelo assalto ao banco en Cefalonia está programado para  26 de Julho de 2012, nos tribunais de Patras.

Mais informação em inglês