Rede tradutora de contrainformação

Madrid – 1º de Maio: Manifestação antifascista – Companheiros/as detidos/as

http://youtu.be/UKGP2G6dQ3khttp://youtu.be/ROfmAmJuDwQnazi-copsssCrónica da contra-manifestação do 1º Maio na Chueca

Pelas 18 horas do 1º do Maio várias organizações fascistas cada qual mais sebosa convocaram uma manifestação que partiu do Tribunal, numa zona central de Madrid, muito próximo de  Chueca.

Para o mesmo dia, mas para as 17 horas foi convocada uma concentração antifascista  na Praça da Chueca. A convocatória foi conhecida poucos dias antes e não se sabia muito bem como seria a resposta.
Bastante antes das cinco já havia na Chueca um amplo  contingente policial e a concentração fica enclausurada desde o princípio. A estratégia parece clara: esgotar os/as manifestantes e mantê-los ali até que termine a manif fascista. Mas os gritos, o bom humor, a resistência e a dignidade não sosobram e os/as companheiros/as que durante dos horas permaneceram rodeados/as de polícía mantem-se unidos/as e lutadores/as. Na vizinhança vários grupos dão voltas sem chegar a entrar na concentração mas não ainda completamente separada dela e da dos fascistas. Que nós saibamos houve dois encontros com os nazis despistados. O primeiro quando dois deles que chegavam tarde à sua manif pela rua Fuencarral (uma rua pedonal, muito comercial e cheia de gente e polícía) corriam os 200m fugindo de um  grupo de antifascistas com tão má sorte que mais abaixo se encontraram com outro grupo. Um dos nazis golpeou-se na cara com um capacete quando um/a compa lho oferecia amávelmente. O que lhes valeu foi haver uma patrulha da polícía mas não tem preço ver um nazi com uma pintura de A.C.A.B. no casaco pedindo protecção a um/a bófia. Outro foi com um nazi que aparece nas fotos (o que desaparece, porque se mimetiza com os/as de azul que até dá gosto). Para além de levar um bom susto salvou-o a furgoneta de anti-distúrbios. Como se pode ver nas fotos confraternizaram bem. Abriu-se a porta para reduzir a polícía o que já se começava a verificar.

Donde-esta-el-nazidondeQuando todos/as os/as que estavam na concentração de Chueca saíram após serem pesquisados/as, afiliados/as e muito fotografados/as, alguns/mas deles/as juntam-se a outros grupos que estavam fora do cordão e dirigem-se ao Tribunal onde há uma briga com a polícia e onde dois compas são presos/as. Uma vez que parecia que eles iriam ficar detidos/as as pessoas barricaram a rua e dum contentor das obras  retiraram-se as pedras que foram lançadas contra a polícia.

Seguiu-se uma carga policial onde foram lançadas balas de borracha e onde se perseguiram os/as manifestantes, detendo-se uma pessoa que não se sabe se haviaito tempo depois. estado ou não no grupo. Estes dois companheiros foram logo soltos mas somam-se a estas outras detenções na Praça Jacinto Benavente muito longe das concentrações e muito tempo depois.

Solidariedade com os/as detidxs.
Contra o sistema, democrático ou fascista. Pela anarquia.

Atualização: Os/as 4 detidos/as do 1º de Maio antifascista de Madrid foram mantidos/as duas noites nas celas e libertados/as na sexta – feira, 3 de Maio, depois de passarem à disposição judicial (pelo menos a um/a deles/as foram impostas condições restritivas aguardando julgamento).

fonte