Rede tradutora de contrainformação

Prisões gregas: Andreas-Dimitris Bourzoukos e Dimitris Politis entram em greve de fome solidária com Nikos Romanos

patAndreas-Dimitris Bourzoukos e Dimitris Politis foram detidos, junto com Yannis Michailidis e Nikos Romanos, após o duplo assalto em Velventos de Kozani (ação pela qual foram condenados). Segue-se a tradução do comunicado dos dois compas, a partir das prisões de Koridallos:

Desde 10 de Novembro de 2014 que o amigo e companheiro Nikos Romanos está em greve de fome exigindo que lhe concedam as saídas educativas da prisão, às quais tem direito segundo as suas próprias leis. No entanto, a sua luta não pode de nenhum modo ser vista como algo separado das características políticas que o mesmo possui, nem entender-se como algo que não seja a necessidade da destruição total do sistema de repressão e de miséria total que, há séculos, domina as nossas vidas,  tal como nós o sentimos.

Não poderíamos ignorar o clima político mais amplo que predomina hoje em dia, a feroz repressão que o Estado e o Capital puseram em marcha contra qualquer tentativa de oposição à barbárie capitalista e ao ataque sem escrúpulos aos “parasitas” deste sistema económico. Agora, que o Estado prepara as prisões do tipo C para transferir para ali xs lutadorxs anarquistas e comunistas, assim como xs presxs insubmissxs, Nikos escolheu uma vez mais o caminho da resistência – procurando levantar uma barricada que sirva tanto para ele como para todxs nós também – para lutar contra a contenção que experimenta, a cada dia mais dura.

A 24 de Novembro foi transferido, por ordem de juíz, ao hospital Gennimatas. A sua transferência foi acompanhada de um documento do juíz das prisões de Koridallos que dizia, sem vergonha, que a responsabilidade pela saúde de Nikos está nas mãos dos médicos, incitando assim, de maneira indireta, para que o pessoal do hospital exerça a alimentação forçada. Apesar disto, e indiferentemente do que queiram as autoridades, a responsabilidade pelo que se possa passar em relação à saúde de Nikos  é do ministério de justiça, do juíz Eftichis Nikopoulos e do conselho da prisão.

Como mostra mínima de solidariedade, e tal como o companheiro Yannis Michailidis, entramos nós também em greve de fome, a partir de 1 de Dezembro de 2014, até que se cumpra a exigência de Nikos.

“Afinal de contas, a força com que o ser humano consegue tudo é apenas uma, uma só a firmeza e orientação clara do coração. Quem possua esta força não deveria permitir que o medo o possa dominar.” [Rainer Maria Rilke]

JUNTOS ATÉ AO FINAL, JUNTOS ATÉ À VITÓRIA

Andreas-Dimitris Bourzoukos
Dimitris Politis