Rede tradutora de contrainformação

Estado espanhol: Palavras de Francisco Solar a partir da prisão de Villabona

closeHá um ano, a polícia irrompeu no nosso apartamento gritando: “ Têm algo quente?!”. Surpreendeu-me ao mesmo tempo que me fez rir um bocado. Depressa percebemos que se referiam a se tínhamos algum dispositivo explosivo utilizado como armadilha, o que aumentou o nosso riso.

Um ano em que me separaram por centenas de quilómetros da minha companheira, podendo escutar a sua voz durante 5 minutos a cada 15 dias, e isso há apenas alguns meses.

Um ano encerrado em isolamento, em 3 prisões diferentes do reino espanhol. Prisões que baseiam a sua política penitenciária na psiquiatria, medicando os presos com o propósito de os anular. Estabelecendo um controlo absoluto sobre as comunicações e o contacto com o exterior. Nestas prisões do primeiro mundo prioriza-se a relação impessoal com o exterior, tudo o que seja contacto físico é extremamente restringido, diferente da minha experiência nas prisões chilenas. A possibilidade deestares com a tua gente é impensável em sítios como este.

Um ano em que a solidariedade se fez sentir a cada minuto, especialmente por parte dxs anarquistas de Barcelona, os quais com a sua vontade e iniciativa destroçaram a dispersão e o isolamento. Demonstraram que a solidariedade não é uma palavra vazia, que é conteúdo inseparável de toda a nossa prática e luta pela libertação total.
Com isto, o poder torna uma vez mais claro que não entende minimamente em que se sustentam as nossas relações. As dificuldades que levantam tornam-nos mais fortes, perante as adversidades cconhecemos-nos melhor e quanto mais aprendemos a conhecer-nos mais nos rimos do que acreditávamos insuperável. Se decidimos enfrentar o estado é porque há muito que decidimos deixar de viver ajoelhados.

Francisco Solar
Centro Penitenciário Villabona, 13 de Novembro de 2014

Para escrever a Mónica e a Francisco:

Mónica Caballero Sepúlveda
Centro Penitenciario Ávila
Ctra. de Vicolozano-Brieva, s/n
05194 Brieva
Ávila (España) – Espanha

Francisco Solar Domínguez
Centro Penitenciario Villabona
Finca Tabladiello
33480 Villabona-Llanera
Asturias (España)- Espanha