Rede tradutora de contrainformação

Solidariedade com o espaço anti-autoritário e antifascista Distomo em Atenas

Em Novembro de 2014, o local Distomo (um espaço antifascista e anti-autoritário) abriu as suas portas em Atenas, na zona de Aghios Panteleimonas – uma área que em anos recentes se tornou numa das fortalezas de fascistas e racistas em geral e dos Nazis do Amanhecer Dourado em particular, na qual a escumalha desencadeou frequentemente pogroms racistas contra a população imigrante do bairro.

Na quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015, várixs antifascistas fizeram uma visita aos escritórios do Amanhecer Dourado, perto da estação de metro de Larissis em Atenas. Mais tarde, noutra parte da cidade, enquanto xs compas do espaço Distomo estavam a sair da estação de metro de Panepistimio em Propylaea (centro de Atenas), foram assediadxs e detidxs pela bófia, acusadxs de terem atacado antes, nessa mesma noite, os escritórios do partido Nazi.

Nos dias 9 e 10 de Janeiro xs detidxs (35 adultos e 1 menor) já se encontravam diante de investigadores e procuradores nos tribunais de Atenas. Todxs elxs foram libertadxs com medidas restritivas, aguardando julgamento.

distomoNa sexta-feira,  dia 16 de Janeiro, como gesto de solidariedade com o espaço anti-autoritário e antifascista Distomo, em Atenas, o grupo anarquista Baruti (“Pólvora”) pendurou uma faixa no centro da cidade de Veria (norte da Grécia): “Contra o estado e qualquer fascismo. Solidariedade com o espaço Distomo. Nem um passo atrás.

inglês