Contato

Para contribuir com traduções, edições-correções e/ou materiais originais para publicação tais como atualizações a partir das ruas, reportagens de ações, comunicados de reivindicação, textos dxs companheirxs presxs ou perseguidxs, chamadas, brochuras, artigos de opinião, etc.: contrainfo(at)espiv.net

Grécia: Sobre a ocupação do Instituto Tecnológico de Atenas

Desde domingo, 13 de Setembro de 2015, os espaços do Instituto Tecnológico de Atenas (TEI), situado no bairro de Egaleo, encontram-se ocupados por companheirxs anarquistas. O quadro político em que se insere a tomada do TEI é o seguinte:

– Concessão imediata de saídas educacionais da prisão ao anarquista Nikos Romanos (Nikos é estudante de TEI).

– Libertação imediata de Evi Statiri, presa em greve de fome desde 14 de Setembro.

– Levantamento imediato das medidas restritivas contra Athena Tsakalou.

– Apoio aos/às refugiadxs e imigrantes que chegam aos territórios controlados pelo Estado grego e lutam contra os aparelhos democráticos e fascistas.

– Combate ao processo eleitoral.

O objetivo da ocupação é sabotar o funcionamento normal do Instituto, mantendo o espaço ocupado durante o período dos exames e, assim, fazer pressão aos ministérios da educação e da justiça para que concedam a Nikos Romanos as saídas educacionais pelas quais ele travou uma dura greve de fome, no ano passado. Ao mesmo tempo procura-se que seja um centro de apoio às lutas anarquistas que se desenvolvem atualmente na Grécia.

Durante a semana passada foram realizados uma série de atividades nos espaços tomados: evento contrainformativo para o companheiro Nikos Romanos, com uma intervenção telefónica deste a partir da prisão de Korydallos, projeções, evento infosolidário para os imigrantes e refugiadxs compas, com atualizações de compas da partir das ilhas de Mitilene e Kos, além de assembleias diárias abertas onde se decidem os passos seguintes.

Entretanto o Estado não ficou indiferente à tomada do TEI. O cerco repressivo tornou-se mais evidente nos últimos dias quando polícias à paisana que circulam nos arredores tentaram em vão capturar um compa que saía da ocupação. Quando os demais compas se aperceberam da situação saíram à rua e perseguiram os polícias à paisana até chegarem forças motorizadas de DIAS.

Para amanhã, 21 de Setembro, estão convocadas atividades de apoio financeiro para as despesas legais dxs detidxs do 17 de Setembro.

Às 16:00 há festival de grafiti e microfone aberto e a partir das 20:30 concerto de rap político.

Como chegar:

Autocarros A15 e B15 a partir da estação de comboios de Larisis.
Autocarro B16 e Γ16 da praça Koumoundourou.
Linha azul do metro, paragem final de Aghia Marina e depois a andar a pé são 10 minutos.

espanhol

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>