Rede tradutora de contrainformação

Santiago: Crónica da marcha em solidariedade com xs companheirxs presxs

step0001Estava convocada uma marcha para 5ª feira, 1 de Outubro, no cruzamento da Ahumada com a Alameda, às 19:00 hrs, em “Solidariedade com xs presxs“, em Santiago; antes de ser dar início a uma nova jornada solidária anticarcerária em pleno centro da cidade e enquanto se esperavam mais compas, pôs-se uma faixa na saída do metro U. de Chile, no chão, chamando a atenção das pessoas que transitavam pelo sítio, as que rotineiramente voltam dos seus trabalhos de exploração e subordinação.

A marcha começou por volta das 19:30hrs, entre faixas, panfletos pelos ares e através de um megafone saudou-se e gritou-se fervorosamente contra a bófia, xs carcereirxs e em solidariedade com xs companheirxs presxs que se enccontram na CAS, Santiago 1, as companheiras que resistem em San Miguel e no COF, xs compas presxs em Iquique, os prisioneiros Mapuche no Sul, do Chile à Grécia com Evi Statiri entre outrxs compas sequestradxs nas prisões do Poder, em diversas partes do mundo.

Durante o trajecto cortou-se o trânsito – das ruas que intersectam o passeio de Ahumada – com faixas durante vários minutos (a bófia manteve-se à distância), a seguir seguiu-se o trajecto previsto em direcção à Praça de Armas. Quando aí chegámos avançou-se, rodeámo-la contra o trânsito, gritando-se diversas palavras de ordem pelxs nossxs irmãos/irmãs até que se fez uma pausa, nessa altura diversos compas disseram palavras solidárias pelo megafone. Por exemplo, saudou-se a saída da prisão do companheiro subversivo Carlos Gutiérrez Quiduleo.

Após alguns minutos, a marcha avançou novamente pelo passeio Ahumada até à Alameda, onde se encontrava uma fila de polícias bastardxs que não puderam fazer nada perante xs compas solidárixs que passavam diante delxs; com faixas cortou-se a principal artéria da cidade, gritámos fortemente pela libertação dxs nossxs  irmãos/irmãs, trouxemos para a rua a memória combatente da Claudia, do Jhonny, do Maury e do Angry, entre empurrões e insultos contra xs bastardxs da bófia, servos do Capital, que queriam tirar-nos da rua. Após várias tentativas, acabámos por caminhar até à calçada, onde se deu por terminada esta nova marcha solidária.

Esperamos que estas instâncias de presença anticarcerária se repitam, é necessário continuar a apostar nesta trincheira, veja-se que só no nosso território há mais de uma vintena de prisioneirxs em luta – por isso mesmo é uma obrigação a presença da luta nas ruas, para dar um sopro de oxigénio  aos/ás nossxs irmãos/irmãs assim como para deixar claro ao inimigo que continuamos em pé de guerra.

Desta vez, a rotina cidadã desta cidade podre viu-se quebrada com a presença e propaganda antiautoritária em directa solidariedade com xs presxs que não vergam perante o Poder e que, com orgulho, assumem a sua condição de guerreirxs; é nosso dever que estas instâncias continuem a ampliar-se para que a solidariedade nunca se extinga.

Força, Resistência e Solidariedade com xs companheirxs prisioneirxs na CAS, Santiago 1, San Miguel, COF e nas prisões do Norte e Sul do Chile.

Força, Resistência e Solidariedade com xs companheirxs prisioneirxs no México, EUA, Espanha, Itália, Grécia e por todo o lado.

PRESOS E PRESAS EM GUERRA NA RUA JÁ!
GUERRA E MORTE À SOCIEDADE CARCERÁRIA
!

Anarquistas.

em espanhol