Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Um ano de funcionamento da Okupa Themistokleous 58

No dia 10 de Janeiro de 2017 a Okupa Themistokleous 58, situada no bairro de Exarchia, completou um ano de atividade. Nesse espaço de tempo, a nossa okupa levou a cabo uma série de iniciativas, no sentido da agudização da guerra social, e participou em inúmeras ações de apoio a projetos e indivíduxs atingidxs pela repressão de todo o tipo de Poder.

Projetámos e queremos dar continuação à solidariedade anarquista internacionalista entre xs rebeldes – considerando-se que esta possa ser uma relação recíproca que vise a construção de afinidades e cumplicidades contra o Estado, o Capital e a dominação – rompendo na prática com as falsas discriminações com base na origem, idioma, género, orientação sexual e historial religioso ou irreligioso de qualquer pessoa que pudesse estar associada de alguma forma ao nosso projeto.

Fizemos frente tanto ao patriotismo difuso como ao racismo (declarado ou encoberto) e recusamos-nos a discriminar com base no estatuto que é atribuído pelas autoridades a todxs aquelxs que migram (refugiadxs ou não). Temos procurado entrelaçar a luta contra o controle e a repressão da migração com uma crítica completa e prática do complexo de dominação – que divide e isola toda a tentativa libertadora, tentando desta forma debilitá-la e sufocá-la com mais facilidade.

Protegemos o carácter anti-institucional de nosso projeto por todos os meios ao nosso alcance, mantendo a okupa e as suas atividades livres da presença e influência das ONGs, mass merda ou de qualquer intermediário. Defendemos a nossa autonomia política sem alterar as características fundamentais de nossa comunidade combativa. Ao mesmo tempo, optamos por reunir-nos com outrxs nos caminhos dos confrontos multiraciais, cooperando quando e sempre que considerássemos que o respectivo quadro político e organizacional correspondia aos nossos objetivos.

A okupa Themistokleous 58 é tanto um projeto político anárquico quanto um espaço habitacional para pessoas com ou sem papéis. É um laboratório subversivo de teoria e práxis para além de espaço de coexistência entre indivíduxs que vivem e lutam juntxs, na base da auto-organização, igual participação, horizontalidade, apoio-mútuo e a ação direta. Hoje, após um ano de funcionamento do projeto, as experiências adquiridas durante o experimento da 58 (tanto positivas como negativas) constituem para nós um legado valioso para as próximas batalhas.

Convidamos todxs para se juntarem a nós no sábado, 14 de Janeiro, às 21:00, junto à 58, para uma manifestação pelas ruas de Exarchia. Não esquecemos Shahzad Luqman, um imigrante do Paquistão que foi assassinado pela escória neo-nazi no bairro de Ano Petralona, em Atenas, em Janeiro de 2013. Não esquecemos os milhares de imigrantes que foram espancadxs, presxs, deportadxs ou assassinadxs pelo mundo dos Estados e das suas fronteiras.

Para apoiar financeiramente o projeto, lançamos para sábado 21 de Janeiro, a partir das 21:00, uma festa de solidariedade junto à 58; Música ao vivo por REZA ASKI (voz / guitarra, do Irão) e SIMO (rap, de Marrocos), dj set, comida e bebidas.

FOGO E EXPLOSÕES ÀS FRONTEIRAS E A TODAS AS PRISÕES

NEM NATIVXS NEM ESTRANGEIRXS: APÁTRIDAS E AMOTINADXS

Okupa Themistokleous 58
th58@riseup.net

pdf em grego & inglês | em espanhol