Rede tradutora de contrainformação

Santiago, Chile: Concentração solidária com Mónica Caballero e Francisco Solar

mitin3Em frente à embaixada espanhola no Chile, às 13:00 horas de sábado, reunimo-nos cerca de 20 compas com faixas e gritos pela libertação de Mónica e Francisco, aprisionados pelo Estado espanhol.

Antes, tinham-nos feito um controlo de identidade e revistado os nossos pertences. Fomos recebidos, também, por um contingente que nos triplicava, uma carrinha,  um carro blindado-lança gás lacrimogénico, um tanque lança-água,com  3 grupos móveis além de bófia em motos. Quando íamos embora, chegou a polícia de choque, para nos tirar as faixas e depois de uma ordem,se lançarem contra nós, tentando deter-nos. Foram 14 os detidos, levados primeiro à 19ª esquadra policias e em seguida transferidos, de imediato, para a 33ªde Nuñoa “porque têm celas”. Foram violentamente espancados  3 dos companheiros e outro foi atropelado, por um bófia de mota, afortunadamente ferido sem gravidade. Ás 7 da tarde foram postos em liberdade com uma notificação de multa por infração à lei de trânsito todos excepto um dos companheiros – ficou detido por ter um antecedente sendo levado no domingo, ao centro de justiça. Estaremos atentos/as, o mais provável é que na 2ª feira, seja posto em liberdade.

Toda esta demonstração de poder e de desproporcional repressão  só confirma que tudo não passa de espectáculo como também fica provado como os pertuba a nossa cumplicidade na rua,o nosso boicote à manipulação dos media que nos pretendem impôr. Mas saíu-lhes o tiro pela culatra, visto só terem conseguido que fortalecessemos ainda mais os laços fraternos.

Porque a solidariedade é a nossa natureza, expressada de mil formas. Porque a solidariedade é a nossa arma e está na rua.

Solidariedade e Liberdade para Mónica Caballero e Francisco Solar