Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Caçada policial e detenções após ação direta em Exarchia

Hoje (3/1) a Célula de Solidariedade ‘In Carcere et Vinculis’ reivindicou a responsabilidade pelo ataque — provavelmente com marretas — a edifício localizado na rua Solonos, no centro de Atenas, em 2 de Janeiro de 2012. Cerca de 22h30 eles quebraram os vidros das janelas da frontaria do restaurante fast food Goody’s e do Domi IEK, um instituto privado de qualificação profissional, em solidariedade com a presa anarquistas Stella Antoniou. Para nossa surpresa, no comunicado não se referem às prisões e repressão policial verificados depois desta ação direta.

A polícia lançou uma caçada, tanto na Praça Exarchia como nos becos adjacentes. Os esquadrões da polícia quebraram os vidros das janelas de pelo menos duas cafeterias na área, espalhando o terror e ocupando as ruas. Um total de cinco pessoas (17, 20, 22, 29 e 32 anos de idade) foram presos e detidos na central de polícia. Alguns deles podem ter sido acusados de delitos graves. Ao meio-dia de terça-feira, 3 Janeiro, foi divulgado que os cinco detidos iriam comparecer perante o Ministério Público nos tribunais de Evelpidon, em Atenas, mas finalmente o julgamento foi marcado para 5 de Janeiro. Pelo menos três dessas pessoas estão ainda detidas, o menor foi libertado.

Um comentarista da Indymedia de Atenas sugeriu que a fúria dos polícias também pode estar relacionada com o vídeo que se indica a seguir, um documento valioso da greve geral de 29 de Junho, que foi amplamente divulgado na mesma manhã (2/1) pela RealDemocracyGr, também com legendas em inglês:

fontes: a, b, c, d

Atualização (5/1): Todos os detidos já foram libertados. O julgamento foi adiado para 13/1.