Rede tradutora de contrainformação

Atenas: Anarquistas detidos em massa após intervenção solidária com o caso em julgamento da Luta Revolucionária numa estação de rádio comercial

Na manhã de 10 de Janeiro, cerca de vinte membros da assembleia de solidariedade para o caso de Luta Revolucionária (Epanastatikos Agonas, cujo julgamento está a decorrer) ocuparam a estação de rádio corporativa flash.gr, na Avenida Kifisias,  e interromperam  o programa da estação para transmitirem uma mensagem de solidariedade com aqueles que se encontram  em julgamento.

Apesar do fato de que nem a direção da estação nem sua equipa terem pedido oficialmente qualquer intervenção policial, dezenas de polícias (unidades motorizadas DIAS, esquadrões MAT, polícias não identificados, entre outros) chegaram logo de seguida ao local e cercaram o edifício. Por volta das 14 h, depois de horas bloqueados dentro dos escritórios da rádio, os anarquistas que participaram na intervenção de solidariedade foram detidos em massa e levados para a sede da polícia na Avenida Alexandra: dois oficiais do ministério público juntamente com esquadrões da polícia invadiram a estação de rádio, forçando os companheiros a sair das instalações, algemados e detidos e transportados em carrinhas da polícia, enquanto os seus telemóveis eram confiscados

Assim que a notícia circulou, anarquistas concentraram-se em frente à sede da polícia (GADA), onde um protesto de solidariedade de aproximadamente 100 pessoas levou-se a cabo frente  à porta da estação de metro Ambelokipi).

O texto divulgado pelos próprios 20 detidos foi o seguinte:

Hoje, 10 Janeiro de 2012, companheiros dos meios anarquistas e anti-autoritários levaram a cabo uma intervenção na estação de rádio comercial Flash 96 FM no contexto de uma série de acções de solidariedade com o caso Luta Revolucionária, em julgamento desde 5 de Outubro 2011, no tribunal especial das prisões Koridallos.

Esta acção foi empreendida para se quebrar o muro de silêncio de ordem política em relação ao processo de julgamento e a mordaça em relação ao discurso político dos réus no caso Luta Revolucionária.

A confirmação deste estado de coisas foi a reacção imediata das forças policiais durante a transmissão da nossa mensagem de áudio com as palavras do julgado nesse mesmo caso. Esta mobilização de controlo do executivo e das autoridades judiciais é indicativa para qualquer um que resista, para quem  enfrente de frente o derrube total do sistema através da revolução social, que a única maneira de escapar do totalitarismo moderno da Troika da UE, do BCE e FMI e seus administradores, o Estado grego, que submeteram toda a sociedade à pobreza e  miséria.

A sociedade condenada pelo desmantelamento total das relações de trabalho, a “chinesização ‘ perante a ameaça de mais e mais pessoas desempregadas alinhadas em longas filas, as investidas predatórias dos impostos, a dissolução de empresas de utilidade pública, as privatizações, a venda de bens públicos e o desenvolvimento de zonas financeiras com base em salários de fome.

Vale a pena notar que, em relação a esse tratado, na sua tentativa de proteger o sistema e enquanto tudo é reduzido ou cortado corte, só foram incrementados os exércitos dos cães de guarda da democracia, guardas armados, o capitalismo e o Estado. Portanto, em relação a esse tratado, mais comumente conhecido como Junta, estamos em solidariedade e orgulho com os nossos companheiros e as suas escolhas.

As nossas escolhas estão lado a lado com todas as partes da sociedade que escolhem a maneira justa da libertação social.

SOLIDARIEDADE COM MAZIOTIS, ROUPA, GOURNAS, STATHOPOULOS, NIKITOPOULOS, KORTESIS, BERAHA E KATSENOS

Assembleia de solidários desde dentro da estação de rádio Flash

Embora seja mais provável que os proprietários da estação ou mesmo os guardas da sua segurança tenham notificado a polícia sobre a presença de anarquistas no edifício, foi relatado que todos os detidos foram acusados “extra judicialmente”, o que significa que nenhuma chamada dos funcionários da empresa foi necessária para os oficiais de justiça e polícias a invadirem. Inicialmente suspeitou-se que as acusações indiciariam a aplicação da lei grega de terrorismo contra terceiros. No entanto parece que todos os companheiros são acusados do delito de “incitamento à violência”. Agora estão ameaçados de ser mantidos em detenção e serem apresentados ao juiz a 11/01, nos tribunais de Evelpidon em Atenas, cerca das 12h.

Exigimos a sua absolvição incondicional!
Nenhum processo para os companheiros que intervieram na Flash 96 FM!
Liberdade já para todos!

Solidariedade com os três membros da Luta Revolucionária, Nikos Maziotis, Pola Roupa, Kostas Gournas assim como os demais acusados no mesmo caso, Vaggelis Stathopoulos, Sarantos Nikitopoulos, Christoforos Kortesis, Marie Beraha e Kostas Katsenos. Exigimos a libertação imediata de K.Katsenos que ainda é mantido refém sob  prisão preventiva.

SOLIDARIEDADE É A NOSSA ARMA!

1ª Atualização, terça-feira, 11 de Janeiro: Todos os 20 companheiros já foram libertados. Ainda assim, eles terão de enfrentar julgamento (na sexta-feira, 13 de Janeiro).

fontes: a, b, c, d, e, f

Sem comentários “Atenas: Anarquistas detidos em massa após intervenção solidária com o caso em julgamento da Luta Revolucionária numa estação de rádio comercial”