Rede tradutora de contrainformação

Marselha: Solidariedade com xs inculpadxs da Operação Pandora

5ª feira 12 Fevereiro 2015 (18:30)

Projeção do filme “Caso Bombas” sobre os anarquistas no Chile
(O filme está em espanhol mas os subtítulos são em inglês)

Buffet vegan a preço livre
Para saber o endereço: blancarde2015@riseup.net 

Solidariedade internacional com as pessoas implicadas na Operação Pandora

Para aquelxs que lutam, o objetivo da solidariedade é o de desmantelar a solidão do encarceramento, travando uma batalha contra o esquecimento dxs nossxs companheirxs sequestradxs pelos Estados, pondo em foco a lógica do poder que procura conduzi-los ao abandono“.
– anarquistas de Pandora

Um ano após a finalização da farsa que o «Caso bombas» constituíu, e através de uma outra operação, neste lado do oceano neste momento, os ministérios, os juízes e as polícias espanhola e chilena têm trabalhado juntos num novo caso. Mónica Caballero e Francisco Solar, ambos perseguidxs anteriormente no “Caso Bombas” foram detidxs em Barcelona, sob a acusação de terem colocado um engenho explosivo na Basílica do Pilar, em Saragoça, de montar uma conspiração para alcançar um ato semelhante e de pertencer a uma suposta organização terrorista.

A 16 de Dezembro de 2014, 15 casas, okupas e centros sociais em Barcelona, Sabadell, Manresa e Madrid, foram invadidas pela polícia e onze companheirxs anarquistas foram sequestradxs pelo Estado espanhol. Quatro delxs foram libertadxs pouco depois, enquanto xs outrxs tiveram que esperar até 30 de Janeiro para aceder a liberdade vigiada. Para isso, o juiz ordenou a todxs uma caução de 3000 euros. Há, portanto, uma necessidade urgente de doações para pagar as suas cauções, no valor total de 21.000 euros.

Este sequestro dxs sete companheirxs, a partir daquele dia, tem provocado uma infinidade de concentrações e manifestações em muitas cidades. Milhares de pessoas têm-se manifestado em solidariedade com xs companheirxs detidxs, mostrando a sua raiva e ódio em relação a esta nova operação repressiva do Estado.

pt.contrainfo.espiv.net / efectopandora.wordpress.com

inglês | francês