Rede tradutora de contrainformação

Prisões chilenas: Palavras de solidariedade com Tamara Sol, Tato e Claudia – 30/01

11/08/2016 – Santiago do Chile, confrontos com barricadas incendiárias e cocktails molotov contra carabineiros, junto ao ex-pedagógico, em solidariedade com Tamara Sol Farías Vergara y todxs presxs políticxs.

A partir dos módulos da secção de segurança máxima, saudamos todxs xs irmãos ou irmãs sequestradxs pelo estado que dia a dia, com dignidade e orgulho, enfrentam a realidade prisional em todas e cada uma das suas expressões e formas.

Há alguns dias tomamos conhecimento, de forma mais ou menos parcial, do cobarde ataque dos esbirros contra as companheiras Tamara Sol, Tato e Claudia. Temos perfeita consciência do quão repetitivas se tornaram estas acções, seja como castigo, isolamento ou constante assédio, mas a recorrência impede a normalização – isto dá-nos mais forças, a nós e às nossas convicções, cada dia mais prementes e ansiosas de vingança contra a sociedade prisional e quem a defenda.

Conhecemos as motivações pessoais de muitos carcereirxs e a verdade é que não nos preocupam, visto que também as sentimos pelxs presxs subversivxs – sabemos bem que cada ataque cobarde é devido à sua frustração nas tentativas de nos reduzir e, por isso mesmo, são mais uma razão para sentirmos orgulho.

Saúdamos cada um/a dxs companheirxs e familiares que com a sua atitude firme e solidária realizaram uma concentração fora da prisão para apoiar as compas.

Lançámos estas palavras, mandando muito força e carinho às companheiras.

Estamos atentos às suas decisões e não hesitaremos em acompanhá-las no que seja necessário.

Fabián Durán
Enrique Guzmán
Nicolás Rojas
Joaquín García

espanhol