Rede tradutora de contrainformação

México: Atualização da situação do preso anarquista Fernando Bárcenas

“SOLIDARIEDADE COM FERNANDO BÁRCENAS – NÃO ESTÁS  SÓZINHO” Faixa de solidariedade com o compa Fernando Bárcenas – Bloomington, Indiana (EUA) – Fev/2016.

Em Julho foi feita uma Chamada à solidariedade com o compa Fernando Bárcenas.

Desde sexta-feira, 14 de Julho, Fernando Bárcenas foi colocado em isolamento total na sua cela por ordem da instituição. Entretanto o assédio e a violência exercida contra ele por outros presos a soldo da administração penitenciária tem vindo a aumentar.

O compa enviou uma carta pública a 16 de Julho de 2017 sobre as condições de isolamento em que se encontrava, das agressões de que tem sido alvo por parte de reclusos a soldo da administração e do perigo que isso representa para a sua integridade física e emocional.

A mãe de Fernando Bárcenas Castillo enviou a 17 de Julho as seguintes informações:

“Até hoje, as autoridades prisionais mantêm Fernando na mesma área do seu agressor, apesar dos pedidos para mudança, solicitados repetidamente. Ele ainda apresenta traços de contusões e de mordedura na mão, sem ter recebido atenção médica e está em total isolamento,por ordem da instituição, Isto representa um risco para a sua integridade física.”

Hoje, 19 de Julho, a CNA México emitiu um comunicado no qual se refere ao papel dos grupos de máfia que operam no interior da prisão e que exercem um forte controlo para que nada perturbe a tranquilidade da prisão – sem protestos que serão maus para o seu negócio – e por outro lado esclarece os esforços do Fernando e de outros compas para estabelecer com outros presos um processo de construção de comunidade onde se compartilha problemas e necessidades e em que juntos, cooperando, os conseguem resolver, sem necessidade da autoridade.

Para lhe escrever – o compa encontra-se atualmente na zona 7 do CDUDT – Centro de diagnóstico, classificação e determinação de tratamento:

Fernando Bárcenas
Reclusorio Preventivo Varonil Norte
Calle Jaime Nuno no. 155, Colonia Guadalupe Chalma,
Cuautepec Barrio Bajo, C.P. 07210, Gustavo A. Madero,
Ciudad de México.

Chamamos para se estar atentx à situação do Fernando. Exigimos à Prisão Norte a sua imediata transferência à zona da população prisional em geral.

Se tocam a um/a tocam a todxs!

Liberdade para todxs!