A 6 de Setembro de 2016, a secção de Turim da unidade antiterrorista DIGOS desencadeou uma operação anti-anarquista sob o nome “Scripta Manent” [por escrito é seguro]. Buscas domiciliárias foram levadas a cabo em várias regiões da Itália. Os anarquistas Alfredo Cospito e Nicola Gai, encarcerados desde Setembro de 2012 por tiro na perna a Adinolfi (Célula Olga – FAI / FRI), receberam uma nova notificação de detenção na prisão. Além disso, seis prisões foram realizadas cá fora (cinco no contexto desta operação, uma como resultado de buscas em residência).
Com a Operação Scripta Manent pretende-se atribuir aos/às acusadxs uma série de ações reclamadas pela FAI (Federação Anarquista Informal) em Itália. Por isso, xs companheirxs Marco, Sandrone, Anna, Danilo e Valentina, juntamente com Alfredo e Nicola, são susceptíveis de enfrentar a acusação de “associação subversiva com intenção terrorista”.
A seguir indicam-se os seus endereços para correspondência (que poderão mudar a qualquer momento):
Marco Bisesti
Alessandro Mercogliano
C.R. Rebibbia, Via Raffaele Majetti 70, 00156 Roma, Italia
Anna Beniamino
C.C. Via Aurelia nord km 79,500 n. snc 00053 Civitavecchia, Italia
Emiliano Danilo Cremonese
C.C. Via San Donato 2, 65129 Pescara, Italia
Valentina Speziale
C.C. Via Ettore Ianni 30, 66100 Chieti, Italia
Nicola e Alfredo encontram-se presos na ala AS2 da prisão de Ferrara:
Nicola Gai
Alfredo Cospito
C.C. Via dell’Arginone 327, 44122 Ferrara, Italia
Daniele, um editor da Croce Nera Anarchica [Cruz Negra Anárquica] foi capturado no mesmo dia, no âmbito de outra ação de detenção, após a polícia ter encontrado algumas baterias e um manual do eletricista no seu apartamento. Deverá deverá enfrentar acusações de “posse de materiais para a fabricação de dispositivos explosivos”.
O companheiro poderá ser contactado através da seguinte morada:
Daniele Cortelli
C.C. Regina Coeli, Via della Lungara 29, 00165 Roma, Italia
Fontes: Italiano: Informa-azione & CNA; Inglês: ActForFreedomNow